Rede de Inovação e de Tecnologia do SENAI em SC é composta por dez unidades
Florianópolis, 17.7.2024 – Ensaios em sistemas de saneamento urbano, estudos relacionados a resíduos sólidos e monitoramento de barragens estão entre os serviços que o Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental, sediado em Blumenau e com atendimento a todo o território catarinense ou de outros estados, pode prestar a Parcerias Público-Privadas (PPP). O tema foi apresentado pelo consultor Bruno Haas, durante o Fórum Catarinense das PPP e Protagonismo das Desestatizações realizado nesta terça e quarta (16 e 17 de julho) na FIESC, em Florianópolis.
Haas ressaltou que todos os dez Institutos SENAI em Santa Catarina têm serviços que podem apoiar projetos de PPP. O consultor participou do painel sobre as contribuições das Instituições de Ciência e Tecnologia no assessoramento de projetos de parcerias público-privadas. O Fórum foi organizado pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), com o propósito de aproximar setor público, iniciativa privada, academia, setor financeiro e entidades da sociedade civil para debater o tema.
Rafael Paes de Barros, coordenador de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal Catarinense, destacou que o marco regulatório de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo permite maior flexibilidade nas negociações de patentes entre os integrantes de uma PPP. Barros expôs projetos da instituição e que podem ser utilizados em PPPs.
O coordenador de Projetos no Laboratório de Transportes e Logística (Labtrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rodolfo Nicolazzi Philippi, explicou que a UFSC atua com três modalidades de parceria e que podem ser aplicados nas PPPs. Essas modalidades são o termo de execução descentralizada, convênio tripartite (envolvendo a universidade, uma fundação de apoio e a empresa contratante e o contrato direto, em geral por dispensa de licitação.
Comments